Não sei desenhar
O Baby A, não tem interesse pelo desenho, apesar de ter um espaço dedicado ao desenho no quarto, com canetas e papel sempre ao dispor. Percebi que o papel de rolo não é o que mais o entusiasma, por isso substituí por folhas A4 soltas e um caderno A5 com folhas lisas. Sugeriram-me também colocar cola, fitacola e tesoura para ele começar a mexer sem medos. Os lápis intimidam!
Já percebi que precisa de alguma orientação. A grande intenção é que pegue no lápis e que de alguma forma evolua da garatuja para a figura humana, e mais do que tudo, que goste de desenhar, sem receios. Recomendaram-me os livros “Não sei desenhar” da EDICARE. Que mostra em 3 passos como desenhar um animal.
Para dar início a esta nova fase, peguei no “ipad de desenho”, fiz um desenho e pedi-lhe para adivinhar. Como gostou do jogo, começou ele a “jogar”. “Mamã adivinha o que é?”
O que observei?
Fez linhas ao longo do ipad e disse-me “isto é a parede”. Percebi que desenhou com intenção no espaço.
Depois desenhou uma cabeça com olhos, nariz e boca e umas pernas e o cérebro (riscos dentro da cabeça). Representando: A Figura Humana: O "Girino".
Depois desenhou uma abelha dentro da pessoa. “mamã a abelha está nas calças do Mr. Bean” (tal como viu num filme). O que representa: “Intencionalidade e Narrativa”.
Na consulta dos 5 anos a Dra. pediu para desenhar um quadrado, triângulo e circulo e ele replicou corretamente. Ou seja, ele sabe interpretar e replicar, só precisa de um incentivo extra, para o fazer “sozinho” com prazer.
Vamos continuar a tentar. ;)
garatuja
girino
representar a abelha