No meu Journal partilho reflexões sobre moda, sustentabilidade e consumo consciente — sempre com um olhar crítico e curioso sobre o futuro da indústria.
Temas
Ninguém compra sustentabilidade!
Quando me perguntam como vejo o futuro da moda sustentável, costumo responder sem rodeios: à exceção de um nicho muito pequeno, ninguém vai comprar um produto apenas por ser sustentável. As pessoas não compram sustentabilidade — compram estilo, identidade, desejo. A sustentabilidade, quando existe, é apenas a cereja no topo do bolo. O verdadeiro desafio não está em mudar os valores do consumidor, mas em transferir os benefícios da democratização da moda, conquistados pelo fast fashion, para modelos mais sustentáveis.
França ataca Shein, mas a Shein dá a mão aos franceses
A ANIVEC e a ATP assinaram a 16 de Setembro, juntamente com associações europeias de mais 16 países, uma carta na qual pedem à Comissão Europeia que tome medidas concretas, e rápidas, contra as plataformas asiáticas de comércio eletrónico de moda. No entanto, a Shein em França anunciaram a criação de um programa destinado a apoiar, a partir de 2025, marcas e criadores franceses, colocando à sua disposição os recursos da gigante da fast fashion.
A Guerra do Resíduo Têxtil
Em 2022, organizei um Meet the Maker com o tema: “O Lixo é um Novo Luxo”, por isso vi com bons olhos a Chanel avançar com a criação de uma empresa de reciclagem. A nova empresa com nome NEVOLD ("NEVER OLD"), será centrada no desenvolvimento de soluções para o fim de vida de restos têxteis, tecidos não utilizados e produtos não vendidos ou antigos. A Chanel afirma que a sua maior preocupação é a ESCASSEZ DE RECURSOS. Estaremos perante uma nova guerra?
Crédito de Carbono vs Compensação de Carbono
Para combater as alterações climáticas, o Parlamento Europeu aprovou a Lei Europeia do Clima, que aumenta a meta da União Europeia (UE) de redução de emissões líquidas de gases com efeito de estufa para, pelo menos, 55% até 2030 e neutralidade climática (net-zero) até 2050. Qual o papel do Crédito de Carbono VS Compensação Carbónica?
Mega Trends: 03 Fraude
Num mercado desleal, o eurodeputado Paulo Cunha destacou que: “Hoje, a União Europeia adotou um conceito de sustentabilidade, onde é preciso ver o impacto de uma medida numa determinada área, para que não haja efeitos alavanca”, algo que está a criar a verdadeira fraude da moda. A ideia de que “fazer "circular roupas” é bom.
Mega Trends: 02 Talento
A UE enfrenta desafios na retenção de talentos, com muitos profissionais qualificados a migrar para outras regiões à procura de melhores oportunidades de emprego. Com a inconstância de Trump, a Europa tem aqui uma oportunidade?
Mega Trends: 01 Defesa
Num momento em que a geopolítica é imprevisível com a liderança de Donald Trump. A verdade é que a “Guerra” entre os USA e a China, parece colocar a Europa num papel secundário. O tema da defesa veio com toda a força. A UE está a preparar um investimento de 800 mil milhões em defesa. Será a nossa oportunidade?
Como a IA impacta as novas gerações?
Como a inteligência artificial nos influência? A IA significa o fim da pesquisa na internet tal como a conhecemos. Se anteriormente ao colocar palavras chave no Google, recebíamos uma lista de ligações. Hoje recebemos uma única resposta. Já existe um viés na resposta e é preocupante. Com o IA já não decidimos o que queremos ler, ver ou ouvir. Esta fusão da resposta é que condiciona a nossa liberdade.
O Tempo e a Consciência Humana
Escutei dois podcasts esta semana que me marcaram muito. Um dele foi da pedopsiquiatra Ana Vasconcelos que fala sobre a curiosidade e consciência humana e depois Steven Braekeveldt que fala sobre a importância do planeamento do tempo e a urgência da conexão com a natureza.
Trump e as Big-Tech
No The Global Risks Report 2025 a desinformação está no topo das preocupações. TRUMP subiu ao poder com os donos da BIG-TECH e fez questão de referir que conversou com o presidente da China, o Xi Jinping sobre o TikTok . No artigo de hoje falo-vos sobre 3 preocupações: o Controlo das Big-Tech (G-Máfia), o descontrolo da Inteligência Artificial e o crescimento da desinformação
Consumo em queda e novas oportunidades
Segundo o último relatório do The State of Fashion 2025 lançado pelo BOF e McKinsey, os consumidores estão a gastar menos e a fazer compras mais inteligentes. A percepção da segunda mão entre os consumidores é que obtêm mais valor.
Podcast: Conversas fora de moda
A série de podcasts "Conversas Fora de Moda" está de volta! uma conversa inspiradora sobre o papel da comunicação na moda sustentável, moderada pela embaixadora Joana Barrios. Como comunicar sustentabilidade de forma autêntica? Como podemos consciencializar o consumidor e gerar impacto positivo?
Haverá esperança para a reciclagem têxtil na Europa?
O ano de 2024 está a ser marcado pela falência de duas gigantes da reciclagem. Apesar de um estudo da Fashion For Good revelar que existe um potencial enorme de resíduo têxteis pós-consumo, que poderá gerar até mais 74 milhões de euros por ano, os projetos bandeira estão a falir. O que se passa? Haverá esperança para a reciclagem?
A nova ZARA ROSSIO!
O que podemos aprender com a estratégia da ZARA? porque motivo é tão atraente? Neste artigo saberás tudo sobre a forma como se está a elevar.
Matérias Primas Made in Portugal
Recentemente participei no Be@T - o maior PRR da Bio Economia da têxtil e gostaria de reflectir sobre a MODA atual em Portugal. Onde estão os maiores impactes? Quais as as novas matérias primas, quais os desafios da reciclagem. O que nos espera?
A informação da Etiqueta, é verdadeira ou falsa?
Sempre defendi que “não devemos” cortar as etiquetas da roupa para mais a frente saber como cuidar e reciclar corretamente. Com a entrada em vigor do Regulamento Têxtil Europeu (1007/2011) em 2011, os requisitos de rotulagem e marcação da composição das fibras dos produtos têxteis foram harmonizados em toda a União Europeia. No entanto, em 2018, surgiram dúvidas sobre a exatidão destas alegações de composição nos rótulos. As informações da etiqueta são verdadeiras ou falsas?
Livros: recomendações de verão
Decidi partilhar por aqui livros essenciais para este Verão. Desde o auto-desenvolvimento até à sustentabilidade.
É possível ser rentável vendendo menos roupa?
Estamos na era dos FACTOS e não há empresas responsáveis sem demonstrarem o seu impacte ambiental. Todas as diretivas da União Europeia, apontam para um único objetivo limitar o aquecimento global a 1,5º C.
16 indicadores do Passaporte Digital de Produto (DPP)
Uma característica inovadora da proposta de ECODESIGN é a introdução de um "Passaporte Digital de Produto", que fornecerá informações detalhadas sobre a sustentabilidade ambiental dos produtos. Isto ajudará os consumidores e as empresas a tomar decisões mais informadas e facilitará a reparação e a reciclagem de produtos.
Requisitos ECODESIGN
O novo regulamento de ECODESIGN estabelece requisitos específicos de concepção ecológica para melhorar: a circularidade, o desempenho energético, durabilidade, reutilização, atualização, reparabilidade, eficiência energética e de recursos, conteúdo reciclado, remanufatura, reciclagem pegadas de carbono e ambiental.
 
                         
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
