Mega Trends: 02 Talento
Esta semana tive oportunidade de ir ao iTechStyle Summit, promovido pelo CITEVE e prestei especial atenção às Mega Tendências. De forma global não trouxeram nenhuma novidade à excepção de três ideias centrais: defesa, talento e fraude. Por isso vou dividir este artigo em 3 partes.
TALENTO
No summit, Bruno Gonçalves afirmou que deveríamos “agradecer a Trump” porque está “abanar a UE e a obrigar-nos a tomar decisões”, referindo ainda que, se Trump não quer investir em Saúde e em Sustentabilidade e está a criar barreiras às universidades, é o momento de aproveitar a oportunidade para transferir estes talentos para a União Europeia.
O problema
Já tinha escutado António Costa e Silva falar da “Fuga de Cérebros”, indicado no Relatório Draghi.
Principais pontos abordados no relatório sobre talento:
- Défice de graduados em TIC: A UE forma aproximadamente 203 graduados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por milhão de habitantes, enquanto os Estados Unidos formam cerca de 335 por milhão. 
- Fuga de cérebros: A UE enfrenta desafios na retenção de talentos, com muitos profissionais qualificados migrando para outras regiões à procura de melhores oportunidades de emprego. 
Como resolver?
Recentemente escutei o Podcast “Liga dos Inovadores”, que falava precisamente sobre o talento.
- É urgente rever o papel da universidade e os estatutos da carreira de docente. 
- Rever a progressão de carreira. Atualmente um investigador com exclusividade não pode exercer nenhuma atividade junto de uma empresa, sem ser através da universidade. 
- Para quem quer fazer percursos académico, os incentivos são focados nas publicações e não na atividade empresarial. 
- Ter Talento sem um tecido empresarial forte, também não permitirá abrir oportunidades. É urgente aumentar a dimensão das empresas para absorver os talentos, porque é necessário escala e capacidade de investimento. 
Atualmente, apesar de existir a Universidade da Beira Interior e a Universidade do Minho, produção do saber da têxtil está muito assente no Centro Tecnológico - o CITEVE, que faz precisamente a ligação entre a investigação e o sector empresarial.
Lê o artigos MEGA TREND: Defesa artigo e o artigo MEGA TREND: Fraude artigo.
Joana
 
                        