A importância da mão

O Baby A está totalmente desinteressado em pegar no lápis. Não gosta de desenhar, nem de pintar. Reconhece a letra A, mas ainda não escreve o seu nome.

“A criança primeiro escreve e depois é que lê”

  • Com os jogos de sons, a criança vai aprender que AS PALAVRAS SÃO COMPOSTAS POR SONS e também prepara a mão para a leitura.

  • Depois aprende os símbolos destes sons com as letras de lixa. Vai traçá-las com os seus dedos e a memória vai entrar em ação e os sons que já foram analisados nos jogos de sons vão ter uma grafia correspondente. As letras de lixa são uma preparação direta para a leitura.

  • Posteriormente, a criança começa a utilizar o alfabeto móvel, com a formação de palavras analisadas som a som, o qual é uma preparação direta para a escrita e para a leitura.

É um pouco frustrante, porque a dimensão tátil e a forma como pegamos no lápis será fundamental para as competências escolares. Decidi então seguir o seu interesse pelos números.

Comecamos por unir pontos e depois escrever o número. Fui experimentando vários jogos para ver aquele que mais o entusiasma. Percebi que não é a atividade favorita, porque sente dificuldade e está pouco confiante.
Ficou tão feliz por unir pontos e seguidamente por escrever os número, que pediu para escrever mais vezes números. Começou pelo 1 e depois fez o 2.

Anterior
Anterior

Podcast: Orientação para os pares e a importância do apego

Próximo
Próximo

Cultura italiana