No meu Journal partilho reflexões sobre moda, sustentabilidade e consumo consciente — sempre com um olhar crítico e curioso sobre o futuro da indústria.
Artigos mais lidos
- // Ninguém Compra Sustentabilidade
- // Liderança e Sustentabilidade: Porque Faltam Estratégias de Longo Prazo na Moda
- // Estratégia da Zara: Design de Serviços e Imagem de Marca de Luxo
- // Requisitos Eco-Design da UE para Produtos Têxteis
- // Inteligência Artificial na Moda
- // O que é o Eco-Valor RAP?
- // Doação Insustentável
- // 6 Matérias Primas Têxteis do Futuro
- // 6 Marcas Portuguesas Sustentáveis
- // O Fast Fashion como Solução!
- // DPP: Passaporte Digital de Produto (UE)
- // CSRD e Relatório de Sustentabilidade
- // O fim da propriedade
- // 8 Lições da Patagonia
- // Vender Performance, não produtos!
- // O Utilizador é o novo consumidor!
- // 10 Dicas para Vender Rápido em Segunda Mão
- // Marketing de Influência Ativista
Temas
- consumo 19
- estrategia 13
- reciclagem 13
- residuo 13
- Estratégia 11
- Economia Circular 10
- design circular 9
- circularidade 8
- marca 8
- Sustentabilidade na Moda 6
- UE 6
- segunda mão 6
- Design Circular 5
- RAP 5
- Resíduo Têxtil 5
- greenwashing 5
- inteligência artificial 5
- revenda 5
- Moda 4
- Negócio Circular 4
- diretivas 4
- moda 4
- sustentabilidade 4
- Aluguer 3
- Ciclo Biológico 3
- Ciclos Técnico 3
- Economia da Partilha 3
- Estratégia de Marca 3
- Reciclagem Têxtil 3
- Shein 3
- economia da partilha 3
- fast fashion 3
- passaporte digital 3
- subscrição 3
- upcycling 3
- Consumidor Circular 2
- Design de Serviços 2
- Economia Linear 2
- Propósito 2
- Pós-Consumo 2
- Sustentabilidade, 2
- Take-Back 2
- clo3D 2
- dpp 2
- eco-valor 2
- marketing 2
- rap 2
- stock 2
- tendencia 2
- zara 2
A utopia do "consumo consciente"
Bater por amor é amar? Insultar baixinho é elogiar? Comer um doce menos calórico é comer bem? Então porque motivo acreditamos que consumir um produto menos mau é consumir bem? Esta falsa sensação vem da utópica expressão “consumo consciente”. Ela significa minimizar o impacto no planeta. Mas já pensaram que minimizar não é resolver?! Porque “Fazer menos mal não é fazer bem”.
O Fim dos Tabus!
Porque motivo continuamos a estranhar a cena do tampão na série “I may destroy you” da HBO? ou a vela “The Smells like my Vagina” de Gwyneth Paltrow? Porque motivo a Evax insiste que o sangue é limpo e azul? Com tantas manifestações sobre sexo, menstruação, vaginas, prazer pessoal e auto-cuidado, estaremos perante o fim dos tabus?
Como as redes sociais estão a mudar a TV
O trend topic desta semana foi a influenciadora digital Helena Coelho, como apresentadora de televisão ao lado do Ruben Rua. Para os mais distraídos, este fenómeno não é de agora! Já vimos a Pipoca mais Doce, a Mafalda Castro e até a Joana Barrios a moverem-se do digital para a caixinha mágica. Estaremos perante um novo género de influência digital?
Quero o meu algoritmo de volta!
Tudo o que menos desejo é ficar dependente do algoritmo, no entanto, após visualizar o documentário “O dilema das redes sociais” disponível na NETFLIX, percebi que já estou / estamos reféns.
Ugly Beauty
A indústria da maquilhagem não será um sector tão ou mais poluente que o vestuário? Conheçam o lado negro da indústria da cosmética.
A imaterialidade da moda
A pandemia veio acentuar os erros da indústria da moda. Stocks parados, coleções vendidas ao desbarato e cancelamentos de “novas coleções”, o conceito de sazonalidade parece obsoleto. Ainda existem tendências? Como devemos prever o futuro, se o futuro é AGORA?
6 tendências que vão mudar as vendas!
Existe um sentimento generalizado que não sai da nossa memória e que se vai prolongar — O Medo. A insegurança, a incerteza e a angústia foram alguns dos sentimentos que tomaram conta das nossas vidas e são eles que estão a moldar e a acelerar novos comportamentos de compra, novos produtos e novos negócios.
Comunicar com relevância em tempos de crise
As lojas físicas estão fechadas, o marketing de influência está cancelado e o interesse por produtos não essenciais à vida, deixaram de ser prioritários. Em tempos de crise, como é que as marcas devem agir? Estarão prontas para desenvolver novos formatos, atrair, inspirar e envolver a sua comunidade?
O corona é meu amigo!
Em nome da proteção coletiva cancelamos projetos, suspendemos empresas, fechamos fronteiras e impedem-nos de sair de casa. Que lição a humanidade pode tirar de tudo isto? Pela primeira vez sinto-me uma cidadã do Mundo. O vírus é de todos. Mas será que ele veio para nos matar ou para nos salvar?
Design Circular
Tudo começa no design. Vejo muitas marcas desenharem produtos preocupadas com a origem das matérias, mas poucas preocupadas com a ideia do fim. Para além de reduzirem a sustentabilidade à matéria prima, elas iniciam o seu pensamento na economia circular, mas terminam na economia linear, pensada para o descarte. Por isso, gostava de vos falarmos sobre como podemos efetivamente “Desenhar para a circularidade”.
O Lixo como Erro de Design
Matéria prima não é lixo, por isso hoje vemos muitas marcas a dar um grande ênfase ao uso do dead stock. Mas será que comprar dead stock é perpetuar a ideia do erro? Será o lixo um erro de design?
A Influência “Activista”
Em tempos de urgência climática, as marcas devem educar. Conheça as referências de influenciadores ativistas em Portugal e o grande desafio de construir uma influência qualitativa, ultrapassando o lifestyle e o greenwashing.
A Zara como solução do Mundo.
Entramos na Nova Era cheios de contradições. Enquanto parte da Austrália arde, a outra parte festeja o ano novo. Quão contraditório poderá ser isto? Vi vários posts a dizer, a “culpa somos nós”. Se nos últimos meses apontei o dedo às Zara(s), agora penso que talvez seja a Zara a solução do Mundo.
O fim do fim
Iniciar um novo ano faz-nos projetar o futuro, mas também faz-nos recuar no tempo. Talvez por isso, estejamos a ser inundados com resumos do tempo que passou. Quantas vezes escutamos: “Este ano passou a correr”. Já pensaram que só temos noção do tempo, porque existe um fim?
O fim da privacidade
Portugal é um dos países que menos consome online. E porquê? Porque os sites não são responsivos, porque são lentos, usamos o paypal e o cartão de crédito. Mas o que tem tudo isto a ver com privacidade?
Branding Pessoal
A nossa marca pessoal é aquilo que os outros percepcionam sobre nós, por isso, para criarmos uma marca pessoal primeiramente é necessário (re)conhecermo-nos como marca. O que diz a tua marca, sobre ti?
O futuro da influência
No passado sábado reunimos influencers, especialistas em marketing digital e marcas de moda para discutir o futuro da influência e descobrimos que audiência não significa influência.
Os Cliclos da Sustentabilidade
A 2º edição do Meet the Maker levantou inúmeras questões sobre os mitos da sustentabilidade. Não desvalorizando a importância dos 4 Ps (Produto, Planeta, Pessoas, Progresso), gostava de vos falar dos 3 ciclos de vida do (P)roduto na Sustentabilidade.
A morte da moda.
Já não chega fazer manifestações, temos de agir. Hoje não posso falar sobre Nova Moda, sem referir que a moda como sempre a conhecemos morreu. Lamento!
A marca das "Instapreneurs"
Como é que as instapreneurs estão a fazer evoluir as suas marcas para novos formatos? descobre mais sobre as marcas das influencers.