No meu Journal partilho reflexões sobre moda, sustentabilidade e consumo consciente — sempre com um olhar crítico e curioso sobre o futuro da indústria.
Artigos mais lidos
- // Ninguém Compra Sustentabilidade
- // Liderança e Sustentabilidade: Porque Faltam Estratégias de Longo Prazo na Moda
- // Estratégia da Zara: Design de Serviços e Imagem de Marca de Luxo
- // Requisitos Eco-Design da UE para Produtos Têxteis
- // Inteligência Artificial na Moda
- // O que é o Eco-Valor RAP?
- // Doação Insustentável
- // 6 Matérias Primas Têxteis do Futuro
- // 6 Marcas Portuguesas Sustentáveis
- // O Fast Fashion como Solução!
- // DPP: Passaporte Digital de Produto (UE)
- // CSRD e Relatório de Sustentabilidade
- // O fim da propriedade
- // 8 Lições da Patagonia
- // Vender Performance, não produtos!
- // O Utilizador é o novo consumidor!
- // 10 Dicas para Vender Rápido em Segunda Mão
- // Marketing de Influência Ativista
Temas
- consumo 19
- estrategia 13
- reciclagem 13
- residuo 13
- Estratégia 11
- Economia Circular 10
- design circular 9
- circularidade 8
- marca 8
- Sustentabilidade na Moda 6
- UE 6
- segunda mão 6
- Design Circular 5
- RAP 5
- Resíduo Têxtil 5
- greenwashing 5
- inteligência artificial 5
- revenda 5
- Moda 4
- Negócio Circular 4
- diretivas 4
- moda 4
- sustentabilidade 4
- Aluguer 3
- Ciclo Biológico 3
- Ciclos Técnico 3
- Economia da Partilha 3
- Estratégia de Marca 3
- Reciclagem Têxtil 3
- Shein 3
- economia da partilha 3
- fast fashion 3
- passaporte digital 3
- subscrição 3
- upcycling 3
- Consumidor Circular 2
- Design de Serviços 2
- Economia Linear 2
- Propósito 2
- Pós-Consumo 2
- Sustentabilidade, 2
- Take-Back 2
- clo3D 2
- dpp 2
- eco-valor 2
- marketing 2
- rap 2
- stock 2
- tendencia 2
- zara 2
10 dicas para vender em 2ª mão
Sempre me habituei a doar, mas a revenda é a nova revolução. Fiquei chocada com a rapidez da Vinted (vendendo o primeiro produto em 3 horas!). No meu artigo, analiso as vantagens e desvantagens do OLX, Vestiaire Collective e Vinted. Apresento os 3 perfis de consumidor de segunda mão e partilho 10 dicas essenciais (da fotografia ao embalamento) para vender o seu produto rapidamente.
O influenciador 5.0, influenciar de verdade
No meu artigo, analisei o surgimento do Influenciador 5.0, o criador de valor. Explico por que este influenciador sabe dizer não a projetos desalinhados (o caso de Catarina Barreiros e os 45 mil euros) e não depende do Instagram. A Influência 5.0 é ser responsável, ter um posicionamento político e sentir a dor da comunidade. Concluo: as marcas que os procuram remuneram pelo Valor e dão controlo criativo, promovendo a Conexão Social.
Black Friday, sim ou não?
Uma marca nacional perguntou-me: "Como marca sustentável, devo fazer Black Friday?" Analisei o limbo das marcas que correm o risco de se descredibilizar com o consumo excessivo. Partilho 4 estratégias (como a campanha IKEA Buy Back e Patagonia Don't Buy This Jacket) que transformam o dia numa OPORTUNIDADE de reforçar o posicionamento, iniciar uma relação com o cliente e promover a Economia Circular, focando na Causa e não no Preço.
Vou Sair do Instagram!
"Saí do instagram", este era o título de uma newsletter que recebi a propósito do “lockdown”no instagram. Este título e todo o zururu sobre o apagão da semana fizeram-me reflectir sobre o quão depende estamos desta rede. Hoje o artigo é sobre a nossa hipotética saída do “Instagram” e sobre novas formas de promovermos os nossos negócios online. Por isso decidi juntar 3 estratégias de conversão alta. Estás pront@ ?
O hábito como estratégia
Coincidência ou não, nos últimos meses tenho sido impactada com inúmeras leituras sobre “hábitos”. Desde que fui mãe, escuto com regularidade: “É muito importante manteres os hábitos e rotinas do bebé, irá sentir mais segurança”. A verdade é que esta ideia foi reforçada quando ao ler um livro sobre branding fui impactada pela história do “patinho feio” e como nós desejamos histórias que já nos são comuns.
A sustentabilidade do calçado!
A sustentabilidade é uma tendência? foi a pergunta que fiz na última palestra junto dos industriais do calçado. Afinal matéria prima não é lixo! Há muitos desafios neste sector! (Re)pensar a moda!
Mas afinal, o que é moda sustentável?
Na última mentoria com uma marca, a fundadora disse: “Quero que a minha marca seja o mais sustentável possível. Quero usar algodão orgânico e materiais naturais.” Esta frase marcou-me, porque diz muito sobre o panorama atual e sobre a ideia vaga do que é ser sustentável. Mas, afinal, o que é uma marca sustentável?
Influenciar na Incerteza
“O futuro é cada vez mais sobre deixar de prever o futuros e explorar mais a incerteza”. E é tão verdade, a pandemia veio provar que fazer moda é cada vez mais um ponto de interrogação? e isto reflecte-se nas tomadas de decisão. Esta semana falei com várias creators (aka influencers) e tentei perceber como é que a sua influencia está a ser usada e como é que as marcas estão a reagir à pandemia
O verdadeiro “vírus chinês”
O verdadeiro “vírus” Chinês está nas empresas privadas americanas chamadas de “G-Mafia”: Google, Microsoft, Amazon, Facebook, IBM e Apple. O verdadeiro “vírus” Chinês está na visão anti-humanista de Xi Jinping que tem sobre controlo as quatro gigantes tecnológicas: Baidu, Alibaba, Tencent e Huawei. Estas 10 grandes potências tecnológicas usam o algoritmo não para informar ou libertar, mas para influenciar, enviesar, castrar e punir, o nosso pensamento e conhecimento sobre o mundo. O artigo desta semana, é sobre o “verdadeiro vírus” que está afetar a nossa democracia e a tornar-se uma ameaça global anti-humanista.
Hello 2041!
Numa sociedade que se contamina e influencia, hoje, dia 1 de 2021, temos a obrigação de desenhar o nosso futuro. O artigo que vos escrevo é sobre as decisões de 2021 que irão ser sentidas em 2041, na tentativa de em conjunto construirmos um futuro mais promissor, que começa hoje.